Instruções Pré e Pós-OperatóriasInformativos Atendimento a Convênios Atendimento Hospitalar Instruções Pré e Pós-Operatórias Disfunção Temporomandibular Sobre a Especialidade Voltar Pré e Pós-Operatório

Instruções pré-operatórias (Cuidados Antes da Cirurgia Buco-Maxilo-Facial)

Você vai submeter-se a uma cirurgia buco-maxilo-facial. Sua recuperação e retorno para suas atividades o mais rápido possível dependerão de como você observar os cuidados abaixo.

Boa cirurgia!

Imediatamente antes da cirurgia:

  1. Use roupas leves e confortáveis para comparecer ao local do procedimento.
  2. Leve todos os exames de sangue, de urina e radiografias relativas ao procedimento (panorâmicas, tomografias) caso o cirurgião ou assistente ainda não tenha pedido.
  3. O jejum de 8 (oito) horas é muito importante para os casos de anestesia geral. Após a última refeição, não coma e não beba mais nada até a hora da cirurgia.
  4. Não usar brincos pulseiras, anéis, relógios, colares ou adereços metálicos no dia da cirurgia. Caso use piercings, avise ao cirurgião antes do procedimento.
  5. Não usar maquiagem ou cremes sobre a pele antes do procedimento.
  6. Pacientes do sexo masculino devem fazer barba completa antes da cirurgia.
  7. Não interromper o uso de nenhum medicamento antes da cirurgia, somente com expressa recomendação médica e após informar ao cirurgião.
  8. Não fumar um dia antes da cirurgia, pelo menos.
  9. Não consumir bebidas alcoólicas pelo menos 48 horas antes da cirurgia.
  10. Não utilizar medicamentos do tipo AAS (Ácido Acetil-Salicílico, por ex: aspirina) por 7 (sete) dias antes da cirurgia, salvo sob expressa recomendação médica.
  11. Traga junto um(a) acompanhante para, após o procedimento e/ou internação, retornar a sua residência; quando não for possível, solicitar a(o) assistente transporte para sua residência. É aconselhável não dirigir ou operar máquinas que exijam precisão após a cirurgia.
  12. Informe ao cirurgião ou assistente sobre quaisquer alterações de saúde (febre, sangramento, tonturas, vômitos, dor de cabeça, etc.) que ocorram antes da cirurgia.

Cuidados Especiais:

  1. É muito importante a higiene cuidadosa dos dentes e cavidade bucal no mínimo uma semana (7 dias) antes da cirurgia. Use escova macia e fio dental;
  2. Se você estiver usando aparelho ortodôntico antes da cirurgia, deve consultar o ortodontista antes do procedimento para revisar os anéis (bandas), brackets, fios e outros dispositivos para evitar complicações durante e depois do procedimento, se o aparelho se soltar. Converse com o Dr. Luciano sobre cuidados adicionais com o aparelho e instruções de uso de aparelhos dentários (quando necessário) após a cirurgia.

Instruções Pós-operatórias (Cuidados DEPOIS da Cirurgia Buco-maxilo-facial)

Você acaba de submeter-se a uma cirurgia bucomaxilofacial. Sua recuperação e retorno a suas atividades o mais rápido possível depende de como você observar os cuidados abaixo.

Boa recuperação!

Imediatamente após a cirurgia:

  1. É indispensável resfriar a área da cirurgia externamente. Aplique uma bolsa de gelo no rosto, protegendo a pele com uma toalha fina por 15 a 30 minutos, com intervalo de 1(uma) hora, durante todo dia após a cirurgia, suspendendo após as primeiras 24 horas;
  2. Evitar esforços físicos, como por exemplo levantar objetos pesados ou praticar esportes, não abaixar a cabeça;
  3. Evite fumar! Evite cuspir, evite lavar a boca e evite fazer bochechos hoje;
  4. Lubrifique os lábios com vaselina ou manteiga de cacau;
  5. Ingerir alimentos líquidos ou pastosos, frios ou gelados (sucos, sorvetes, mousses, gelatinas, shakes, vitaminas (evite mastigar alimentos);
  6. Repouse, deitando-se com 2-3 travesseiros (para deixar a cabeça mais alta que o resto do corpo).

No dia seguinte e na primeira semana após a cirurgia:

  1. Continue evitando esforços físicos e esportes de contato, com risco de impactos no rosto;
  2. Evite mastigar na área da cirurgia. Aumente a consistência dos alimentos gradativamente (sopas, purês, arroz, massas, lazanhas, pão macio, peixe, frango, etc);
  3. Após cada alimentação, enxagüe a boca com água morna ou na temperatura ambiente;
  4. Limpe os seus dentes regularmente, cuidando o local dos pontos. Molhe um cotonete com a solução indicada pelo Dr. Luciano e limpe a região operada;
  5. Não utilize nenhum jato de água intra-oral ou escova de dente elétrica;
  6. Bochechar com solução indicada pelo Dr. Luciano (Noplak Max ou Periogard, 1 medida-tampa) 2-3 vezes por dia (uma pela manhã, outra à noite), por 30 segundos, depois do primeiro dia após a cirurgia, por 2 semanas.

Cuidados Especiais:

  1. Se você sentir leve inchaço e/ou desconforto. Siga os medicamentos receitados pelo cirurgião. A partir do 2o dia depois da cirurgia, aplique uma toalha molhada com água morna sobre a área operada, por fora da boca, colocando uma bolsa de borracha com água quente sobre a toalha. Isso ajudará bastante a diminuir o inchaço. Faça várias aplicações até o dia de remoção dos pontos;
  2. Remover os pontos 7(sete) a 14(catorze) dias após a cirurgia conforme orientação do Dr. Luciano.

Por favor informe-nos imediatamente caso você sinta dores ou se perceber alterações na área da Cirurgia!

Contato / Agendamento

Como Chegar